topo interno

5 Práticas para Ser um Professor Cada vez Melhor


Será que seu aluno entendeu tudo o que foi passado naquela aula? Como garantir o interesse ao abordar novos assuntos de uma disciplina? De que maneira estimular a participação da turma? Estas são as dúvidas do educador que quer ser um professor melhor e, cada vez mais, contribuir com a aprendizagem dos seus alunos e alunas.

Pensando nisso, nós separamos algumas técnicas didáticas do livro Aula Nota 10, de Doug Lemov. Elas são usadas no mundo inteiro e podem ser adaptadas para a sua realidade. Afinal, sabemos que cada professor tem um caminho e um contexto próprio em sua escola, mas todos poderão contar com ferramentas eficientes que ajudam a garantir mais equidade na educação. Vamos lá?

  1. Mostre para seu aluno que não tentar é inaceitável
  2. Mantenha seus alunos engajados
  3. Comece a aula bem!
  4. Estimule a interpretação de textos dos alunos
  5. Ensine as habilidades complexas

Adapte as técnicas para a sua realidade

As técnicas didáticas do livro Aula Nota 10 podem ser aproveitadas em diferentes situações e etapas da vida escolar. E você também pode adaptá-las para a sua realidade! O professor Ademir, da rede Conectando Saberes e do município de Novo Horizonte (SP), compartilha como adaptou e usou as práticas em seu dia a dia.

“O livro Aula Nota 10 mudou minha carreira no magistério. São técnicas que ajudam a estruturar melhor nossas aulas, motivar os alunos e desenvolver as altas expectativas tão necessárias para uma educação de qualidade. O livro é dos Estados Unidos, mas a maioria delas podemos adaptar para a nossa realidade. Eu, por exemplo, incluí 11 destas técnicas no meu dia a dia. Uma das técnicas é a “Comece pelo Fim”, que propõe uma mudança na forma de preparar as aulas. Tirando o foco pra pergunta: ‘O que vou ensinar amanhã?’ e jogando luz para: ‘O que meus alunos vão aprender amanhã?’. Nessa pergunta, o processo de ensino e aprendizagem ganha uma amplitude muito maior, porque você planeja as técnicas e aonde deseja chegar. Assim, existe um começo, meio e fim com intencionalidade. Você também desenvolve altas expectativas porque faz o planejamento com a realidade de cada sala de aula. É uma bela técnica que funciona muito bem e que eu pratico há anos.”

Fonte: https://fundacaolemann.org.br


Slot Deposit Pulsa Togel Deposit Pulsa Poker Deposit Pulsa Slot Online Slot Deposit Pulsa SLOT ONLINE Slot Online Slot Deposit Pulsa Tanpa Potongan Poker Pulsa Deposit pulsa tanpa potongan Dingdong togel http://206.189.151.151/ Slot Deposit Pulsa Slot Pulsa