topo interno

5 Práticas para Ser um Professor Cada vez Melhor


Será que seu aluno entendeu tudo o que foi passado naquela aula? Como garantir o interesse ao abordar novos assuntos de uma disciplina? De que maneira estimular a participação da turma? Estas são as dúvidas do educador que quer ser um professor melhor e, cada vez mais, contribuir com a aprendizagem dos seus alunos e alunas.

Pensando nisso, nós separamos algumas técnicas didáticas do livro Aula Nota 10, de Doug Lemov. Elas são usadas no mundo inteiro e podem ser adaptadas para a sua realidade. Afinal, sabemos que cada professor tem um caminho e um contexto próprio em sua escola, mas todos poderão contar com ferramentas eficientes que ajudam a garantir mais equidade na educação. Vamos lá?

  1. Mostre para seu aluno que não tentar é inaceitável
  2. Mantenha seus alunos engajados
  3. Comece a aula bem!
  4. Estimule a interpretação de textos dos alunos
  5. Ensine as habilidades complexas

Adapte as técnicas para a sua realidade

As técnicas didáticas do livro Aula Nota 10 podem ser aproveitadas em diferentes situações e etapas da vida escolar. E você também pode adaptá-las para a sua realidade! O professor Ademir, da rede Conectando Saberes e do município de Novo Horizonte (SP), compartilha como adaptou e usou as práticas em seu dia a dia.

“O livro Aula Nota 10 mudou minha carreira no magistério. São técnicas que ajudam a estruturar melhor nossas aulas, motivar os alunos e desenvolver as altas expectativas tão necessárias para uma educação de qualidade. O livro é dos Estados Unidos, mas a maioria delas podemos adaptar para a nossa realidade. Eu, por exemplo, incluí 11 destas técnicas no meu dia a dia. Uma das técnicas é a “Comece pelo Fim”, que propõe uma mudança na forma de preparar as aulas. Tirando o foco pra pergunta: ‘O que vou ensinar amanhã?’ e jogando luz para: ‘O que meus alunos vão aprender amanhã?’. Nessa pergunta, o processo de ensino e aprendizagem ganha uma amplitude muito maior, porque você planeja as técnicas e aonde deseja chegar. Assim, existe um começo, meio e fim com intencionalidade. Você também desenvolve altas expectativas porque faz o planejamento com a realidade de cada sala de aula. É uma bela técnica que funciona muito bem e que eu pratico há anos.”

Fonte: https://fundacaolemann.org.br