Felizmente existem alguns “marcadores” ou marcos da infância que são objeto de muita atenção dos pais e também das crianças: os primeiros passos, as primeiras palavras, a primeira frase, o primeiro dia da escola, “meu primeiro livro de leituras”.
E o que dizer da alfabetização? É preciso alfabetizar as crianças? Quando? Quem deve fazê-lo, os pais, a escola ou a própria criança? Felizmente há respostas para todas essas questões.
Comecemos pela surpresa: nem toda criança precisa ser alfabetizada para aprender a ler e escrever. Mas, na prática, são raríssimas as crianças que aprendem, sozinhas todos os segredos da caligrafia e do código alfabético. Mas muitas crianças adquirem importantes conhecimentos que vão ajudá-las no processo de alfabetização. Ler com as crianças, brincar com letras, poemas, rimas, aliterações, parlendas são atividades que contribuem para desenvolver a “prontidão”, isto é, o conjunto de habilidades necessárias para a criança ser alfabetizada.
A alfabetização apresenta alguns desafios – e a grande maioria das crianças pode superá-los com um bom ensino ao longo do 1o ano escolar.
O primeiro desafio é entender que as palavras são uma forma diferente de representar as ideias – diferente de um desenho ou de um sinal.
O segundo consiste em identificar os componentes das palavras – as letras. Uma criança que decora palavras, identifica letras, pode ler “Coca Cola” onde estiver escrito “Toda Dola”.
O terceiro consiste em entender o princípio alfabético, isto é, que cada letra carrega um valor: mudou a letra, mudou o “som”, o valor fonético.
E o quarto é aprender o valor de cada combinação.
O resto são detalhes!
Existem formas mais eficazes do que outras. O psicólogo e matemático Stanlislas Dehaene, um dos maiores estudiosos do tema– já fez esse trabalho, e concluiu que o cérebro não memoriza palavras inteiras, ele mapeia os fonemas e sua associação com os grafemas – letras e sons, na linguagem popular. Por isso os métodos fônicos são os mais eficazes – eles facilitam o trabalho do cérebro. Além disso, as crianças que são alfabetizadas de forma adequada têm melhor desempenho escolar nas séries seguintes.
Fonte: Veja.com – João Batista Oliveira