topo interno

Educação Infantil: o cuidado com as atividades no período da pandemia


Com o isolamento social, muitos estudantes têm sentido a falta da escola. Mas, é a fato que as crianças sentem muito mais, principalmente porque essa é a fase de interação e de aprendizagem mútua, o que exige um olhar e cuidado diferenciado por parte de educadores ao propor atividades.

É preciso levar em consideração que tarefas escolares agora precisam ser ministradas pelos familiares. É uma situação difícil, já que muitos pais devem distribuir a atenção com o trabalho e não possuem a formação e o preparo docente. Por isso, reunimos abaixo algumas sugestões para serem replicadas por educadores, que podem contribuir com o trabalho pedagógico e ajudar no suporte aos familiares e as crianças neste período.

Para replicar: diálogo com os familiares

É importante combinar com os pais o melhor caminho para estabelecer o diálogo, que pode ser através de ferramentas como WhatsApp, Teams, Zoom, e criar guias de orientações de como trabalhar as atividades, durante o período estimulado.

Na escola, as atividades para a educação infantil são guiadas a partir de rotinas. É importante ressaltar aos pais que em casa as crianças também necessitam manter esse ritmo e que ele faz parte de um importante aprendizado cognitivo. O professor, por sua vez, pode organizar um horário semanal ou quinzenal para conversar com os familiares e ouvir sobre o desenvolvimento cognitivo e a realização de atividades propostas sobre um determinado período.

Os familiares possuem muitas dificuldades de conduzir atividades e muitas as vezes não se sentem preparados para realizá-las com as crianças. Por isso, orientá-los por meio de atividades guiadas pode contribuir para o sucesso da condução das mesmas e deixar todos mais seguros.

Atividades

A atividade pode recorrer a temas que possam lembrar, de alguma maneira, a escola. Por exemplo, um desenho sobre o que mais tem sentido falta e ou que mais tenha gostado durante o período escolar. Oriente os familiares a conversarem com as crianças sobre esses temas.

Experiências mão na massa também devem estar presente neste momento: leituras de livros que já tenham sido trabalhados em aulas anteriores, como fábulas, para a criação de um cinema de palito com os personagens da história. Além de experimentações e vivências que extrapolem a curiosidade e que exercitem a criatividade dos pequenos neste momento, como realização de instrumentos musicais com materiais recicláveis.

Jogos educativos e brincadeiras também podem ser trabalhados apresentando aos responsáveis a proposta pedagógica para esse tipo de atividades. Aqui deixo uma sugestão dos Jogos do Ariê, que são muito lúdicos e interativos para essa faixa etária. Deixo também gibis da turma da Mônica (gratuitos) com temas que podem ser abordados e explorados neste momento, como a questão da conscientização da água.

Portfólios

É importante orientar familiares que guardem as atividades realizadas pelos filhos, com uma forma de registro. Os portfólios podem ser realizados em ambientes digitais e colaborativos, como o Google sala de aula, para que haja também uma troca com o educador ou impresso para ser apresentado em um possível retorno presencial, que ajudará o professor a nortear e replanejar as aulas.

É importante também que professores conversem entre si, para a troca de sugestões e soluções para dificuldades que possam surgir durante o trabalho pedagógico.

 

Por: Débora Garofalo

FONTE : UOL

Slot Deposit Pulsa Togel Deposit Pulsa Poker Deposit Pulsa Slot Online Slot Deposit Pulsa SLOT ONLINE Slot Online Slot Deposit Pulsa Tanpa Potongan Poker Pulsa Deposit pulsa tanpa potongan Dingdong togel http://206.189.151.151/ Slot Deposit Pulsa Slot Pulsa